sábado, 17 de março de 2012

SEGUNDA, DIA 19 DE MARÇO, É O DIA DO SÃO JOSÉ!!!



São José constitui para os cristãos a personificação da honestidade, do amor ao trabalho e da fé inquebrantável na palavra de Deus.
Os fatos relativos à vida de são José são contados nos evangelhos, sobretudo nos textos de Mateus e Lucas. Descendente da casa de Davi, desposou Maria e, sem que tivessem coabitado, descobriu que ela havia concebido.

'
Sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo'
(Mt 1:19)


Entretanto, um anjo lhe apareceu em sonho e disse que o filho de Maria fora concebido por obra e graça do Espírito Santo.


Após o nascimento de Jesus, em Belém, José, novamente avisado por um anjo, levou Maria e Jesus ao Egito, para escapar à perseguição de Herodes, rei da Judéia. Após a morte do soberano, José, pela terceira vez aconselhado pelo anjo, regressou a seu país com a família. Por temer o sucessor de Herodes, fixaram residência não em Belém, mas em Nazaré, na Galiléia, onde José exerceu seu ofício de carpinteiro.


Os evangelhos citam são José pela última vez no episódio narrado por Lucas em que Jesus se perde dos pais e é por eles encontrado hora depois, enquanto discutia com os doutores do templo. Nada se sabe ao certo sobre a morte de são José, embora se conclua, pelos evangelhos, que ocorreu antes do início da vida pública de Jesus. Acredita-se que o culto a São José teve início entre as comunidades cristãs do Egito. No Ocidente, os servitas, membros de uma ordem mendicante, no século XIV começaram a festejar o dia 19 de março como data da morte do santo. Essa devoção logo teve defensores, entre os quais o papa Sisto IV e a mística espanhola santa Teresa de Jesus.


Declarado patrono da igreja universal em 1870, por Pio IX, teve instituído em 1955, por Pio XII, a festa em que é homenageado como são José Operário, em 1º de maio.

Nenhum comentário: