domingo, 12 de julho de 2009

O ESCAPULÁRIO DO CARMO

Foi em 16 de julho de 1251 que Nossa Senhora, aparecendo a São Simão Stock, superior geral dos Carmelitas, lho entregou dizendo: "Recebe meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas. O que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas".
O VALOR E O SIGNIFICADO DO ESCAPULÁRIO
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de Maternidade Divina de Maria. Como tal, representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.
O Escapulário do Carmo não é:
* Um sinal de proteção mágica ou amuleto;
* Uma garantia automática de salvação;
* Uma dispensa de viver as exigências da vida Cristã.
O uso do Escapulário a Virgem nos ensina a:
* Viver abertos a Deus e à sua vontade;
* Escutar e praticar a Palavra de Deus;
* Orar em todo momento, descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
* Estar aberto à caridade e às necessidades da Igreja;
* Alimentar a esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção e intercessão de Maria.
O PODER DO ESCAPULÁRIO
O Monte Carmelo, na Palestina, é o lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento. É o Monte em que o Profeta Elias evidencia a existência e a presença do Deus verdadeiro, vendo os 450 sacerdotes pagãos do Baal e os 400 profetas dos bosques, fazendo descer do céu o fogo devorador que lhes extinguiu a vida. (III Reis, XVIII, 19 seg.).
É ainda o Profeta Elias que implora do Senhor chuva benfazeja, depois de uma seca de três anos e três meses (III Reis, XVIII, 45).
Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário.
Leão XVIII, pouco antes de morrer, disse aos que o cercavam: "Façamos agora a Novena da Virgem do Carmo e depois morreremos".
Pio XII afirmava: "É certamente o Sagrado Escapulário do Carmo, como veste Mariana, sinal e garantia da proteção e salvação ao Escapulário com que estavam revestidos. Quantos nos perigos do corpo e da alma sentiram a proteção Materna de Maria".
O Papa João XXIII assim se pronunciou: "Por meio do Escapulário do Carmo, pertenço à família Carmelitana e aprecio muito esta graça com a certeza de uma especialíssima proteção de Maria. A devoção a Nossa Senhora do Carmo torna-se uma necessidade e, direi mais, uma violência dulcíssima para os que trazem o Escapulário do Carmo"
Paulo VI afirmava que entre os exercícios de piedade devem ser recordados o Rosário de Maria e o Escapulário do Carmo.
O Papa João Paulo II era devotíssimo de Nossa Senhora e coloca a recitação do Rosário entre suas orações prediletas. Ele quis ser Carmelita. Defendeu sua tese sobre São João da Cruz, o grande Carmelita renovador da Ordem. A Lúcia, a vidente de Fátima, alguém perguntou, por que na última aparição Nossa Senhora segurava o escapulário na mão? Irmã Lúcia respondeu simplesmente: "É que Nossa Senhora quer que todos usem o Escapulário".
PRIVILÉGIOS
I - Proteção. Aos que trazem sempre e devotamente o escapulário, Nossa Senhora dispensa uma proteção especial durante a vida e também na hora da morte. Supõe-se, é claro, que a pessoa leve uma vida cristã cumprindo fielmente as leis de Deus.
II - Privilégio sabatino. A Santíssima Virgem quis mostrar como Lhe agradava esta devoção. No século XIV, (ano 1314) outra vez apareceu Ela ao Papa João XXII dizendo-lhe que Lhe davam muito prazer os que trazem o seu escapulário sempre. Por isso lhes prometia que, se morressem com ele, Ela ajudaria e consolaria suas almas no Purgatório e as livraria muito brevemente dele, no primeiro sábado depois da sua morte.
CONDIÇÕES PARA GOZAR OS PRIVILÉGIOS:
I - Para obter a proteção de Nossa Senhora na vida e na morte, é preciso:
a) receber o escapulário, na forma prescrita, de um sacerdote que tenha autorização;
b) trazer sempre o escapulário de dia e de noite sobre o corpo, com sentimento de piedade cristã.
II - Para ganhar o privilégio sabatino, além das condições acima:
a) guardar a castidade, segundo o próprio estado;
b) Rezar todos os dias o Ofício pequeno de Nossa Senhora do Carmo ou abster-se de carne às quartas e sábados (o sacerdote que impõe o escapulário pode trocar a reza do Ofício ou a abstinência em outra oração ou prática);
c) Guardar os jejuns e abstinências prescritas pela Santa Igreja.

Nenhum comentário: