segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os primeiros passos da Comunidade Santo Elias

No dia 11 de Outubro de 1973, foi passada a Escritura de Compra e Venda do terreno da futura Comunidade Santo Elias, no valor de 34.000.00 cruzeiros no 25o. Cartório de Notas da Capital: Lote no. 18, quadra 28, gleba D do Jardim Santo Elias, com 10 metros de frente e de fundo, 31 metros da frente aos fundos.
No dia 18 de Novembro de 1973, na presença do P. Bonifácio Urbanek, CSSp, e vários membros da Comunidade, começou a pensar-se num futuro centro de atividades em Santo Elias, com o levantamento do cruzeiro assinalando a pedra fundamental, marcado para o dia 16 de Dezembro, e seria seguido de Santa Missa e quermesse.
No dia 01 de Janeiro de 1974, os membros do Conselho comunitário visitaram algumas Capelas da região para estudarem projetos de construção de um futuro centro de atividades comunitárias; Sr. Geraldo foi escolhido como representante da Comunidade junto à Paróquia S. João Batista e D. Lurdes e D. Teresinha como coordenadoras da Catequese de Perseverança.
No dia 12 de Abril de 1974, começaram os preparativos para a quermesse a ser realizada no dia 04 de Maio tentando angariar fundos para a construção.
No dia 28 de Abril, teve lugar a primeira Comunhão das crianças da Comunidade.
No dia 02 de Novembro de 1974: teve início a construção da futura Capela-Igreja.
No dia 11 de Fevereiro de 1975: P. Nicolau assume a coordenação de Comunidade e marca o dia 16 de Março para a primeira celebração no Centro comunitário para a qual serão convidados P. Bonifácio, Bispo D. Benedito e os Espiritanos de Vila Mangalot.
No dia 06 de Março de 1975, foram compradas 150 cadeiras.
No dia 16 de Março de 1975, D. Paulo Evaristo Arns inaugurou a Capela de Santo Elias. Assim vem anotado no jornal “O São Paulo” da Arquidiocese, de 22-28 de Março de 1975: “No dia 16 de Março , às 09.00h, foi inaugurado o Centro comunitário do Jardim Santo Elias. Esteve presente, para alegria da Comunidade, S. Ex.cia D. Paulo Evaristo Arns que presidiu à Celebração Eucarística com a participação ativa de toda a Comunidade. O encontro com o seu Pastor é um marco significativo que coroou os esforços de todos. Há cinco anos reunindo-se nas famílias e aos domingos na sede da Sociedade Amigos de Bairro e depois no Grupo Escolar R. Bloen com a orientação dos Padres do Espírito Santo, vem-se assimilando a Palavra de Deus e construindo nos corações a base espiritual. Por necessidade, há um ano, a comunidade movimentou-se procurando angariar fundos para sua sede própria. Há apenas quatro meses, conscientes de sua responsabilidade, todos se empenharam de corpo e alma, na construção de seu templo. A consciência dos membros é tão forte que eles mesmos, sacrificando seus domingos, levantaram o prédio. A união, o esforço e o sacrifício conjugados com o espírito cristão, permitiu que, em quatro meses, fizessem o necessário. Até mesmo encontraram um desenhista e um arquiteto que fez e assinou gratuitamente a planta” .
Nesse mesmo dia, foi realizado o primeiro batismo na Comunidade o do hoje jovem Luis Aparecido Pavanelli.
No dia 27 de Julho de 1975, a Comunidade tem cerca de 200 dizimistas.
Dia 21 de Março de 1976: primeiro aniversário da fundação de Comunidade.
Estamos felizes pois nestes quase quarenta anos de caminhada com e para Jesus nos temos esforçado por conhecer e amar a Deus cada vez mais e em todos os momentos de nossa vida.
Santo Elias, 31 de Maio de 2.009.

Nenhum comentário: